Espetáculos de “Contação” de Histórias

Mala Livro e suas Histórias
Quantas possibilidades de interpretação um livro pode ter?
Descrição
A “Mala Livro” convida todos para uma viagem ao mundo encantado das palavras e figuras, que nos fazem sonhar e recriar a realidade. Três amigos chegam cantando e trazendo uma grande mala em forma de livro. Depois de devidamente apresentada, ela é aberta, e alternadamente os contadores se revezam para escolher e compartilhar as histórias de alguns livros que existem nela. É aí que a diversão começa! As palavras ganham vida e flutuam pelo espaço entre lábios, olhos e ouvidos.

Histórias de ‘Terrir’
Algumas histórias de medo nos fazem até sorrir.
Descrição
Quatro histórias são retiradas da “Mala Invisível”. A primeira é uma adaptação do livro “O ursinho apavorado” de Keith Faulkner, que fala sobre o medo do escuro. A segunda, “A madrinha morte”, é uma adaptação do conto dos irmãos Grimm e Ricardo Azevedo sobre como um homem consegue enganar a morte. A terceira, um conto popular brasileiro, “João sem medo” conta a história de um rapaz muito corajoso, que consegue afastar os fantasmas de uma casa assombrada de forma muito astuta. A última é o conto popular inglês “Pequenininha”, que narra a história de uma “pequenina menina”, que morava em uma “pequenina casa”, quando encontra um “pequenino osso” e começa sua aventura cheia de vozes e sons assustadores.

Histórias da Roça
Ao som da cantiga “Capelinha de melão”, o público é convidado a seguir viagem pelos contos populares da roça.
Descrição
Após um sonoro trava-língua, uma divertida história, “O macaco e a velha”, é retirada da misteriosa “Mala Invisível”, em que um esperto macaco tenta se livrar da armadilha que ele próprio se envolveu. Em seguida, “Como Pedro Malasartes vendeu um passarinho” e “Sopa de pedra” ilustram as peripécias desse conhecido personagem do campo. Para encerrar nossa viagem pelos contos folclóricos, nossa ilustre “Mala Tecido” se transforma em um palco, onde fantoches entram em cena para contar “A língua do boi” uma história com diferentes versões e comum a vários estados do Brasil.

Histórias Acumulativas
Era uma vez... Era uma vez uma plateia curiosa... Era uma vez uma plateia curiosa que queria saber o que era uma história acumulativa...
Descrição
As histórias desse espetáculo são adaptações de três livros muito conhecidos: “O domador de monstros”, de Ana Maria Machado, fala sobre um menino que, ao tentar dormir, vê sombras de árvores refletidas na parede do seu quarto, que se transformam em monstros cada vez mais feios; “A casa sonolenta”, de Audrey Wood, uma casa onde todos viviam dormindo, até que uma pulga chega para acordar todos os moradores; e “E o dente ainda doía”, de Ana Terra, em que um jacaré aceita a ajuda de muitos animais da floresta para resolver a sua dor de dente.

Os Amores nas Histórias
Nem sempre as histórias de amor tem um final feliz.
Descrição
Após entoar uma cantiga de roda, dois apaixonados compartilham três histórias de amor vindas de diferentes países, guardadas na célebre “Mala Invisível”. Originária da Itália, contam “Os cem dias de um plebeu” de Walter Riso; da Dinamarca, narram “O bravo soldadinho de lata” de Hans Christian Andersen; e, da Colômbia, revelam o surpreendente conto popular “A princesa e o sapo”. Ao término do espetáculo, o casal se despede do público com uma linda e emocionante declaração de amor.

Passando Histórias da África
Quantas histórias da África passam por aqui ao som do djambê?
Descrição
Nesse espetáculo, os viajantes trazem sua famosa “Mala Invisível” e apresentam ao público sua incrível bagagem, com quatro lindas histórias contadas e sentidas ao som do instrumento africano djembê. A primeira, “Baú das histórias”, revela como todas as histórias se espalharam pelos quatro cantos do mundo. A segunda, a fábula de “Krokô e Galinhola”, narra a história de uma galinha-d’angola muito astuta, que se livra de virar almoço de um crocodilo. Na sequência, “A origem do tambor” explica como esse instrumento veio parar aqui na terra. Por último, “O ser mais poderoso”, conta a história de um gato que caminha pelas savanas à procura do ser mais poderoso e, quando acha que o encontra, fica surpreso com uma resposta inusitada. Para encerrar, novamente ao som do djembê, os viajantes se despedem, cantando “Escravos de Jó”.

Malas Portam Histórias
Com a Mala Pout Pourri, apresentamos nosso universo de histórias.
Descrição
Nesse encontro, o público conhece a “Mala Pout Pourri”, que carrega um pouco de cada uma das cinco malas da companhia: “Mala Treco”; “Mala Bola”; “Mala Livro”; “Mala Tecido” e “Mala Invisível”. Dessa maneira, é possível contar quaisquer histórias do repertório do grupo, escolhidas de acordo com o perfil do público, que é convidado a viajar por contos, trava-línguas, parlendas, cantigas populares, e também histórias e músicas de autoria da Cia. Malas Portam.