Oficinas

Brincadeiras Cantadas

Vamos brincar com os sons das palavras?

Descrição

As brincadeiras cantadas são as protagonistas nesse encontro. Iremos explorar as diversas formas de se brincar com o corpo e o som das palavras com brincadeiras de roda, de mão e de corda. Vivenciando-as e refletindo sobre a sua importância nos tempos de hoje. A Cia. Malas Portam acredita no poder das brincadeiras e das canções do nosso povo, passadas de geração em geração, como fator fundamental no desenvolvimento humano, desde as idades mais tenras e até mesmo durante a gestação. E com brincadeiras cantadas não é diferente. Assim, faz-se necessário o resgate das brincadeiras da cultura popular brasileira como forma de manter as nossas tradições e a nossas memórias sempre vivas.

Brinquedos e "Ecossons"

Nessa oficina, reutilizamos materiais descartados no meio ambiente, como canos de PVC e madeiras.

Descrição

Os canos são transformados em dois brinquedos sonoros: o "tamborex", que emite um som típico de tambor; e o "canofante", que pode reproduzir o som de um navio ou o barrir de um elefante, dependendo da forma que é utilizado. Já as madeiras são transformadas em um brinquedo milenar chamado “escada de Jacó, feito com seis peças retangulares de madeira, coladas e interligadas por uma fita de cetim, que possibilita articular várias figuras, contar histórias e tudo o que a criatividade e imaginação forem capazes de inventar.

Os Sons nas Histórias

Será que todas as histórias tem um som?

Descrição

Nessa oficina, a sonoridade vem em primeiro lugar, e os participantes são estimulados a refletir como o som pode contribuir para a compreensão de uma narrativa, e como a ludicidade pode conduzir os ouvintes a outros lugares. O simples, o inusitado, o habitual são reverenciados nesse encontro, pois, a partir de objetos comuns e presentes no cotidiano, os participantes entram em contato com um mundo de possibilidades sonoras.

Sucata-som

Com quantas sucatas se faz um som?

Descrição

A “Sucata-som” foi pensada a partir da nossa realidade ambiental e social, em que produtos da ação humana, como embalagens oriundas de recursos naturais, são desperdiçados e descartados de maneira, muitas vezes, indiscriminada, causando grande impacto na natureza e no meio em que vivemos. Pensando na sustentabilidade, toda a atividade orienta-se a partir da reutilização de materiais recicláveis (sucatas). Nessa oficina, garrafas de refrigerante são transformadas em dois instrumentos musicais: o "conepet" (instrumento utilizado no espetáculo “Viajando com a Mala Treco”) que produz um som parecido com o trompete e o saxofone; e também o “tchaca tchaca”, que emite um som similar ao da caixa-clara, instrumento utilizado nas baterias de qualquer escola de samba.

0
ANOS DE ESTRADA

0
PAÍSES

0
PUBLICAÇÕES

0
DVD